21:54 | Quinta | 19/10/17

ROLAS

Voltar à Página Inicial

ROLAS - Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

GESTÃO 2017/18

Coordenador: Dr. Evandro Spagnollo (Epagri/Cepaf - Chapecó)
Vice-Coordenadora: Dra. Analu Mantovani (Unoesc - Campos Novos)

A ROLAS foi criada em 1968, tendo sido a primeira rede de laboratórios de solo do país.

É uma entidade sem fins lucrativos, tendo como finalidade congregar laboratórios cuja atividade principal seja a análise de solos, de plantas, de fertilizantes e de corretivos, para fins de avaliação da fertilidade do solo e recomendação de corretivos e fertilizantes, bem como, da qualidade dos mesmos, e tendo como objetivos:

Consulte Regimento Interno para maiores informações e critérios de credenciamento.

CONTROLE DE QUALIDADE DA ROLAS

Coordenador: Sirio Wiethölter (EMBRAPA Trigo)

O programa de controle de qualidade foi implantado em 1972, com análises esporádicas de algumas amostras padrão.

A partir de 1986 este programa passou a ser conduzido pela Embrapa Trigo, tornando-se sistemático desde então.

Entre 1987 até 1999 o programa foi executado mediante o uso de um software mono-usuário, com envio mensal de relatórios. A partir de 2000 foi desenvolvido um sistema para a Internet, cujo programa pode ser acessado abaixo. Desde 1987 são analisadas quatro amostras de solo por mês, visando monitorar a exatidão analítica dos resultados.

Em 1994 foi instituído o selo de qualidade que é deferido, anualmente, aos laboratórios que atingem certo grau de exatidão. O Selo de Qualidade é determinado pela exatidão média anual, obtida por meio da exatidão do laboratório nas determinações dos atributos de quatro amostras de solo analisadas mensalmente. Como critério de exatidão é utilizado a distância da determinação de um laboratório, em desvios padrão (σ) da mediana, em relação a mediana formada pelos resultados dos laboratórios participantes. A exatidão do resultado de cada laboratório é identificada por asteriscos de acordo com os afastamentos: ≤1,0 σ >1,0 e ≤1,5 σ; >1,5 e ≤2,0 σ; e >2,0 σ da mediana, para os quais são atribuídos zero, um, dois e três asteriscos aos resultados que se enquadram dentro destes limites, respectivamente.

Acesso ao Programa de Controle de Qualidade da ROLAS (incluindo lista dos laboratórios credenciados) https://rolas.cnpt.embrapa.br/publico/pIndex

Histórico da ROLAS até 2016

Clique para baixar o documento.

Lista de Laboratórios com Selo de Qualidade de 2001 a 2017

Clique para baixar o documento.




[ Voltar à Página Inicial ]
2017 - Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Regional Sul
Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc/Xanxerê - Xanxerê - SC
Website produzido por BM2 Tecnologia em Internet